Câmara de Itabirito realiza Audiência Pública para debater demandas dos ACS e ACE

por Comunicação publicado 31/03/2025 14h10, última modificação 31/03/2025 14h20
Evento reuniu vereadores, representantes da gestão municipal e profissionais da saúde para discutir reivindicações e melhorias nas condições de trabalho.
Câmara de Itabirito realiza Audiência Pública para debater demandas dos ACS e ACE

Audiência Pública foi realizada para discutir as reivindicações dos ACE e ACS. Foto - Ascom - Câmara de Itabirito.

Na última sexta-feira (28/03), a Câmara de Itabirito sediou uma Audiência Pública para discutir as reivindicações dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município. 

 

A audiência foi convocada pela Comissão de Serviços Públicos Municipais, presidida pelo vereador Lucas do Zé Maria (MDB), e contou com a participação dos vereadores Manoel da Autoescola (PT) e Dr. Edson (Republicanos), membros da comissão, além dos vereadores Ezio Pimenta (Solidariedade) e Fabinho Fonseca (PSD).

 

A audiência também teve a presença do vice-prefeito de Itabirito, Raphael Rondow; da secretária municipal de Saúde, Cleusa Claudino; e da secretária municipal de Planejamento, Débora Aguiar. Os representantes da gestão municipal conversaram com os profissionais, buscando esclarecer dúvidas e alinhar futuros diálogos.

 

 

Entre os convidados que ocuparam a Tribuna da Câmara estavam Lucycleide Pereira, representante dos ACS; Lucimar Rodrigues Fonseca, da Federação Mineira de ACS e ACE; e Thiago Toledo, representante do Sindsemi - Sindicato dos Servidores Municipais de Itabirito.

 

A secretária de Saúde, Cleusa Claudino, destacou a importância do diálogo entre a administração municipal e os trabalhadores: "Foi uma oportunidade de esclarecer as informações e deixar as portas da Secretaria de Saúde abertas para os ACE e ACS. Estamos prontos para receber as reivindicações e fazer o que está dentro da lei, para cumprir o que é preconizado. Teremos uma oportunidade de conversar, alinhar as ações e colocar em prática aquilo que está respaldado pela legislação. Unidos somos mais fortes."