Câmara de Itabirito promove oficina do Senado Federal sobre modernização do processo legislativo

por Comunicação publicado 15/05/2025 16h55, última modificação 15/05/2025 17h06
Curso reuniu servidores e parlamentares de seis cidades mineiras.
Câmara de Itabirito promove oficina do Senado Federal sobre modernização do processo legislativo

Participantes da oficina SAPL em Itabirito. Foto: Comunicação

Entre os dias 13 e 15 de maio, a Câmara Municipal de Itabirito sediou a Oficina do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), promovida em parceria com o programa Interlegis, do Senado Federal. Realizada no Plenário, o curso teve como objetivo principal capacitar os participantes para a implantação, configuração e uso do SAPL, ferramenta que moderniza a gestão legislativa, permitindo maior transparência e agilidade no acompanhamento do processo legislativo.

 

A capacitação foi conduzida por uma equipe técnica do Interlegis/Senado, vinda diretamente de Brasília. “A realização desta oficina em Itabirito foi muito motivadora. Isso nos dá vontade de levar mais conhecimento para as Casas Legislativas do Brasil”, comentou o técnico do Interlegis, José Bonifácio Góis Júnior.


O curso reuniu 69 participantes entre parlamentares e servidores de seis Câmaras Municipais da região: Itabirito, Sem Peixe, Bocaina de Minas, Santana da Vargem, Entre Rios de Minas e Itatiaiuçu. “A oficina foi enriquecedora, pois estamos implantado o sistema aqui no município. Todos puderam ter um apanhado geral sobre como será a nova rotina legislativa daqui pra frente”, afirmou Paula Giancoti, servidora da Câmara de Itabirito. 


O presidente da Câmara, Márcio Juninho (Cidadania), destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do Legislativo local e regional. “Foi uma grande honra receber essa oficina em nossa Casa. O conhecimento compartilhado aqui contribui para a modernização e a transparência do trabalho legislativo, beneficiando diretamente a população”.