Câmara de Itabirito participa de mutirão para emissão de carteiras de identidade
Iniciativa visa diminuir a fila de espera para emissão do documento na cidade.
De oito até o dia 10 de outubro, Itabirito recebe o mutirão “Meu Documento”, promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais em parceria com a Câmara Municipal, por meio do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), a Prefeitura e a Polícia Civil. A ação tem como objetivo atender à alta demanda reprimida por emissão de carteiras de identidade no município.
A previsão é que sejam emitidas cerca de 350 carteiras de identidade por dia, totalizando 1.050 documentos ao longo dos três dias de ação. “Desde o início do ano, estamos tentando trazer esse mutirão para a nossa cidade. Sabemos que muitas pessoas estavam aguardando na fila pela emissão deste documento”, explicou o presidente da Câmara, vereador Márcio Juninho (Cidadania).
A ação está sendo realizada no Centro Administrativo da Prefeitura de Itabirito, das 8h às 17h. Para fazer o documento, foi preciso realizar um cadastro prévio no CAC e na Prefeitura. “Está tudo fluindo muito bem. Acredito que, com a confecção de mais de mil documentos, vamos desafogar bastante a fila de espera aqui na cidade”, afirmou o investigador e coordenador do da ação, Paulo César do Carmo.
A documentação civil é a porta de entrada para o exercício da cidadania. O registro de identidade assegura o acesso a direitos constitucionais básicos como saúde, educação, trabalho, previdência social e programas governamentais. Sem esse documento, o cidadão permanece em situação de vulnerabilidade, sem poder exercer plenamente seus direitos civis, políticos, econômicos e sociais.