Câmara de Itabirito participa de mutirão para emissão de carteiras de identidade

por Comunicação publicado 08/10/2025 18h18, última modificação 08/10/2025 18h18
Iniciativa visa diminuir a fila de espera para emissão do documento na cidade.
Câmara de Itabirito participa de mutirão para emissão de carteiras de identidade

Itabirito recebe mutirão para confecção de carteiras de identidade. Foto: Comunicação

De oito até o dia 10 de outubro, Itabirito recebe o mutirão “Meu Documento”, promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais em parceria com a Câmara Municipal, por meio do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), a Prefeitura e a Polícia Civil. A ação tem como objetivo atender à alta demanda reprimida por emissão de carteiras de identidade no município.

 

A previsão é que sejam emitidas cerca de 350 carteiras de identidade por dia, totalizando 1.050 documentos ao longo dos três dias de ação. “Desde o início do ano, estamos tentando trazer esse mutirão para a nossa cidade. Sabemos que muitas pessoas estavam aguardando na fila pela emissão deste documento”, explicou o  presidente da Câmara, vereador Márcio Juninho (Cidadania).


A ação está sendo realizada no Centro Administrativo da Prefeitura de Itabirito, das 8h às 17h. Para fazer o documento, foi preciso realizar um cadastro prévio no CAC e na Prefeitura. “Está tudo fluindo muito bem. Acredito que, com a confecção de mais de mil documentos, vamos desafogar bastante a fila de espera aqui na cidade”, afirmou o investigador e coordenador do da ação, Paulo César do Carmo.


A documentação civil é a porta de entrada para o exercício da cidadania. O registro de identidade assegura o acesso a direitos constitucionais básicos como saúde, educação, trabalho, previdência social e programas governamentais. Sem esse documento, o cidadão permanece em situação de vulnerabilidade, sem poder exercer plenamente seus direitos civis, políticos, econômicos e sociais.

 

Outros serviços também estão sendo ofertados, como a apresentação dos equipamentos utilizados pela Polícia Militar de Minas Gerais e a instrução de como os cidadãos podem se prevenir contra golpes.