Câmara de Itabirito moderniza reuniões com uso de tablets
Nova ferramenta digital facilita trabalho dos parlamentares e acesso da população às informações legislativas.
Durante a reunião ordinária desta segunda-feira (13/10), os vereadores da Câmara Municipal de Itabirito começaram a utilizar tablets para acompanhar os trabalhos legislativos, marcando o início de uma nova fase de modernização digital no Legislativo municipal.
A iniciativa visa aumentar a eficiência das atividades, reduzir custos e diminuir o uso de papel, além de melhorar a segurança e a agilidade nas votações do Plenário.
Os dispositivos eletrônicos permitem que os parlamentares acompanhem pautas, registrem votos e acessem informações de forma rápida e prática. Para isso, vereadores e servidores passaram por capacitação para utilização do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), desenvolvido pelo programa Interlegis, do Senado Federal.

O SAPL informatiza a produção legislativa, incluindo elaboração de proposições, protocolo e tramitação de matérias, organização das sessões plenárias e manutenção da base de leis, além de consultas sobre comissões, parlamentares e ordem do dia.
O presidente da Câmara de Itabirito, vereador Márcio Juninho (Cidadania), comentou sobre a novidade. “Hoje iniciamos uma nova etapa, com a implantação dos tablets. Damos mais um passo rumo à modernização do Legislativo. Essa ferramenta vai tornar nossas reuniões mais ágeis e permitir que todos os processos sejam acompanhados de forma segura e transparente. Nosso objetivo é facilitar o trabalho dos vereadores, melhorar a gestão administrativa e, principalmente, aproximar a população das decisões da Câmara”, afirmou.
