Cerimônia será realizada no Plenário a partir das 14 horas.
Câmara faz homenagem as garis de Itabirito. Foto: Ascom
Na próxima quinta-feira (16/05), Dia Nacional do Gari, a Câmara de Itabirito irá conceder a moção de Bons serviços a cinco servidores que exercem a função de gari na cidade. O evento será realizado a partir das 14 horas, no Plenário da Casa Legislativa e é aberto ao público.
A homenagem foi estabelecida pela Lei Municipal nº 3.181, de 2016, visando homenagear os profissionais que mantêm as ruas e praças de Itabirito sempre limpas. “Os garis realizam um trabalho essencial na nossa cidade. Mas, infelizmente, muitas vezes essa função não é valorizada. O que queremos é mostrar que este profissional merece ser reconhecido, pelo bem-estar que gera para todos os itabiritenses”, disse o presidente da Câmara, Pastor Anderson do sou Notícia (PL).
As profissionais, que serão homenageadas este ano, foram escolhidas pelo setor de Limpeza Urbana da Prefeitura. São elas:
- Adriana Silva da Cruz;
- Débora Pereira de Jesus;
- Nilta Maria Rodrigues;
- Polidieni A. Caetano Soares;
- Rosa Helena Maria Leôncio.
Curiosidade
A denominação profissional Gari é uma homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que em 1876 assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império do Brasil para executar os serviços de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Ele costumava reunir seus funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que era muito comum na época.
Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gari” para executá-lo. Aos poucos o nome se generalizou pelo Brasil. Assim foi instituído, em 1962, por meio da Lei Estadual 212, sancionada pelo então governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, o Dia do Gari, cuja primeira comemoração foi em 16 de maio de 1963.