Câmara de Itabirito discute aumento de casos de dengue na cidade

por Comunicação publicado 09/04/2024 15h25, última modificação 09/04/2024 15h23
Autoridades municipais estiveram no Plenário para sanar dúvidas dos vereadores.
Câmara de Itabirito discute aumento de casos de dengue na cidade

Autoridades locais, profissionais de saúde e membros da comunidade se reuniram para discutir a situação atual e as medidas que estão sendo tomadas para enfrentar a crise. Foto: Divulgação.

Na noite de segunda-feira (08/04), a Câmara Municipal de Itabirito realizou uma importante reunião para abordar o aumento de casos de dengue no município. Autoridades locais, profissionais de saúde e membros da comunidade se reuniram para discutir a situação atual e as medidas que estão sendo tomadas para enfrentar a crise.

Entre os presentes estavam o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania), o vice-prefeito Dr. Elio da Mata (Cidadania), o diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Celso Matos Silva, Dr. Paulo Camilo, o médico epidemiologista Dr. Marcelo Campos, secretários municipais, servidores da Secretaria de Saúde e cidadãos de Itabirito.

Durante o encontro, foram apresentados dados preocupantes: até o momento, no ano de 2024, já foram confirmados cinco óbitos por dengue em Itabirito, além de outros três casos sob investigação e cerca de 1.600 casos confirmados da doença na cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Itabirito, vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (PL), ressaltou a importância da aplicação e valorização das políticas públicas para lidar com o aumento de casos de dengue na cidade.

O prefeito Orlando Caldeira reconheceu os desafios enfrentados pela administração municipal, especialmente após a pandemia de Covid-19, e mencionou os esforços empreendidos para lidar com a situação da dengue. Ele destacou a realização de mutirões de combate à doença, a ampliação do corpo de profissionais de saúde na unidade e afirmou que avaliará a recomendação que surgiu na reunião sobre uma possível extensão do horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde para atender casos de dengue durante os fins de semana.

Durante a sessão, os vereadores puderam esclarecer dúvidas com os médicos presentes, que destacaram os esforços da equipe de saúde em lidar com a crise da dengue, apesar das dificuldades.

“A Casa Legislativa e o Executivo estão juntos para combater a dengue. Esse é o propósito. Acredito que os vereadores amam Itabirito, assim como eu amo. Parabéns, Orlando e Dr. Elio, por terem vindo aqui dar uma resposta para a população, pois a população merece isso. E é assim que vamos administrar essa cidade, o Legislativo: com transparência”, disse o presidente da Câmara.

“Não vamos medir esforços para trabalhar. Quero agradecer à nossa equipe da Saúde”, disse o prefeito de Itabirito, alegando que as sugestões realizadas durante a reunião serão levadas em consideração pela administração municipal.

Assista na íntegra a última sessão da Câmara de Itabirito em nosso canal no YouTube.