Câmara de Itabirito debate regulamentação do transporte por aplicativo com secretário de Segurança e Mobilidade Urbana

por Comunicação publicado 02/04/2024 16h20, última modificação 02/04/2024 16h27
Admilson Santiago comparece à reunião ordinária para tirar dúvidas sobre o Projeto de Lei nº 14/2024.

O ponto central da discussão foi o Projeto de Lei nº 142024, de autoria do Executivo Municipal, que visa regulamentar o transporte por aplicativo na cidade. Foto: Ascom.

Na noite de segunda-feira (01/04), a Câmara de Itabirito realizou sua reunião ordinária e contou com a presença do secretário municipal de Segurança, Prevenção e Mobilidade Urbana, Admilson Santiago. O secretário foi convidado a estar presente no Plenário via requerimento dos vereadores Paulinho (Republicanos), Dr. Edson (Republicanos), Fabinho (Avante), Igor Junior (PTB), Renê Butekus (PSD) e Max Fortes (União Brasil).

O ponto central da discussão foi o Projeto de Lei nº 14/2024, de autoria do Executivo Municipal, que visa regulamentar o transporte por aplicativo na cidade.

Durante sua participação, o secretário destacou a importância de envolver os motoristas e usuários do transporte por aplicativo na discussão, visando garantir segurança, qualidade e eficiência do sistema. "Vamos poder discutir com quem realmente vive a situação de condutor de transporte por aplicativo e com o próprio usuário, buscando a segurança, a qualidade e a eficiência do sistema. Com a regulamentação, será possível trazer a plataforma para junto do Poder Público, evitando algumas surpresas, como sobre a quantidade de motoristas de transporte por aplicativo em Itabirito, sendo possível saber a quantidade de usuários, o que vai nos permitir traçar metas e melhorar o serviço", disse Admilson Santiago.

Os vereadores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com o secretário sobre o projeto. Além do transporte por aplicativo, o secretário também abordou o tema do estacionamento rotativo na cidade. Ele ressaltou que, a partir do dia 5 de abril, o estacionamento rotativo estará temporariamente suspenso, devido a questões contratuais. Segundo ele, o contrato com a empresa responsável pela gestão do rotativo está vencendo, e a licitação foi revogada devido a questionamentos. O processo licitatório para escolha de uma nova empresa deverá ser concluído até o dia 18 de abril.

Outros assuntos discutidos incluíram a revisão do Plano de Mobilidade Urbana e a situação do trânsito na cidade. É importante ressaltar que o PL nº 14/2024 ainda não entrou na pauta de votação.