Câmara de Itabirito conclui 2024 com modernização e economia de R$ 1,3 milhão
Investimentos em infraestrutura, segurança e digitalização marcam um ano de conquistas para a Casa Legislativa.
O presidente da Câmara fez a entrega simbólica de um cheque no valor total economizado pela Casa Legislativa ao prefeito de Itabirito. Foto: Ascom/Câmara de Itabirito.
A Câmara Municipal de Itabirito encerra o ano de 2024 com importantes avanços, destacando-se pela implementação de melhorias em sua estrutura e serviços, visando maior acessibilidade, transparência e segurança para os vereadores, servidores e para a população.
Entre as principais ações realizadas ao longo de 2024, é possível destacar o plenário da Câmara, que passou por melhorias, com a troca do telão, agora permitindo uma visualização mais clara e dinâmica durante as sessões.
Além disso, foram instalados detectores de metal nas entradas da Câmara e houve contratação de segurança, garantindo maior proteção e tranquilidade durante os eventos.
De acordo com o diretor administrativo da Câmara de Itabirito, André Luiz Almeida, a digitalização do sistema de entrega de propostas legislativas também foi um marco importante em 2024. Por meio do sistema SAPL, foram adquiridos tablets para facilitar a votação e a leitura das proposituras, agilizando os processos e tornando as reuniões mais dinâmicas.
Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Câmara também se adaptou para garantir maior proteção aos dados dos cidadãos que utilizam seus serviços.
Houve ainda a mudança no acesso aos gabinetes dos vereadores pela entrada do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) Francisco Alves de Souza, promovendo maior integração entre os setores da Câmara e os cidadãos.
Em um esforço para promover a inclusão digital e facilitar o acesso à informação, a Câmara também reativou e expandiu o serviço de acesso gratuito à internet no CAC, contando agora com três computadores à disposição dos cidadãos para uma variedade de serviços.
No aspecto financeiro, a gestão eficiente resultou em uma economia significativa, deixando um saldo de R$ 1.368.176,10. Esse montante foi devolvido à Prefeitura de Itabirito para investimentos em áreas essenciais como educação, saúde e outros setores prioritários para o bem-estar da população.
Nesta segunda-feira (30), o presidente da Câmara, vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (PL), fez a entrega simbólica de um cheque no valor total economizado pela Casa Legislativa ao prefeito Orlando Caldeira (Cidadania), que destacaram a importância de uma parceria contínua entre os poderes Executivo e Legislativo para promover o desenvolvimento de Itabirito.
“A administração pública é fundamental, e é preciso ter pessoas responsáveis para gerir o dinheiro da Prefeitura Municipal. Sinto-me honrado em saber que essa quantia agora será destinada à Secretaria de Fazenda e Tributação. Tenho certeza de que a nova gestão investirá em educação, segurança pública, desenvolvimento e outras áreas”, afirmou o presidente da Câmara.
“Nós temos que agradecer ao seu mandato, Pastor Anderson, e aos demais vereadores, pela responsabilidade na condução da Câmara de Itabirito ao longo de 2024. Agora, com o retorno dessa quantia aos cofres públicos, tenho certeza de que o dinheiro será muito bem aplicado”, enfatizou o prefeito de Itabirito.