Câmara de Itabirito celebra o Dia do Catador de Materiais Recicláveis

por Comunicação publicado 05/03/2024 15h40, última modificação 05/03/2024 16h16
Presidente da Ascito ocupou a Tribuna do Plenário nesta segunda-feira (04/03).
Câmara de Itabirito celebra o Dia do Catador de Materiais Recicláveis

Erotidila Fernandes, presidente da Ascito, na Tribuna do Plenário. Foto - Ascom.

Na noite de segunda-feira (04/03), a reunião ordinária da Câmara de Itabirito foi marcada por um momento especial em reconhecimento ao Dia do Catador de Materiais Recicláveis - data instituída pela Lei Municipal nº 3.845 e incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município.

Catadores de materiais recicláveis estiveram presentes na sessão em virtude dessa celebração, destacando o papel fundamental desses profissionais na preservação do meio ambiente e na promoção da sustentabilidade.

O presidente da Câmara, vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (MDB), expressou sua gratidão aos catadores, ressaltando a importância de seu trabalho para o município. "Os catadores fazem um trabalho muito lindo. Temos que dar honra a quem merece honra, porque vocês são muito importantes e sabemos da importância que tem a reciclagem para o município", afirmou.

O Município de Itabirito mantém um programa de coleta seletiva porta a porta, gerenciado pelas duas associações de catadores de materiais recicláveis licenciadas e contratadas para a tarefa: a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabirito (Ascito) e a Associação Mineira de Catadores de Materiais Recicláveis (Reciclar).

Erotidila Fernandes, presidente da Ascito, agradeceu o reconhecimento e destacou o impacto positivo do trabalho dos catadores para o meio ambiente e para a comunidade. "A Ascito deixa de mandar para o aterro mais de 40 toneladas de lixo mensalmente. Nós não pensamos apenas na nossa sobrevivência, mas também no aterro, porque se isso tudo fosse para o aterro, até que fosse feito um novo estudo para procurar uma nova área para formar um novo aterro, gastaria tempo", afirmou.

"O que estamos fazendo para evitar o aquecimento global, a mudança de tempo? Quanto mais reciclarmos, mais vida estaremos dando ao planeta. Nossa luta não é fácil. A vida de um catador é difícil. É com muita gratidão que fazemos nosso trabalho. Tentamos dar o nosso melhor, até mesmo porque é da associação que sai nosso sustento. Muitas mães de família que criam seus filhos sozinhas, pessoas idosas que não têm oportunidade de trabalhar fazendo outra coisa", acrescentou Erotidila.

Os vereadores também enalteceram a importância do trabalho dos catadores. O vereador Fabinho Fonseca (Avante), autor do Projeto de Lei que instituiu o Dia do Catador de Materiais Recicláveis em Itabirito, parabenizou os profissionais pelo excelente trabalho realizado na cidade e destacou a disposição para apoiá-los no que for necessário. "É um trabalho maravilhoso que contribui para o meio ambiente. Estamos à disposição para o que precisarem. Parabéns pelo dia de vocês", concluiu.