Câmara de Itabirito aprova Lei que institui a Semana da Educação Alimentar Nutricional
por Comunicação
—
publicado
22/09/2025 15h44,
última modificação
22/09/2025 15h44
Lei estabelece ações educativas e preventivas para promover hábitos alimentares saudáveis.
Nova lei estimula práticas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida. Foto: divulgação
A Câmara Municipal de Itabirito aprovou e a Prefeitura sancionou a Lei nº 4.370, que cria a Semana da Educação Alimentar Nutricional no município. A iniciativa, a ser realizada anualmente no mês de outubro, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, estimulando práticas que contribuam para a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida.
Durante a semana, poderão ser promovidas ações educativas, palestras, campanhas publicitárias, seminários e debates para orientar a comunidade sobre o consumo adequado de frutas, hortaliças, grãos e legumes, além de alertar para os riscos do excesso de alimentos industrializados. As atividades poderão ser realizadas em parceria com instituições de ensino, entidades de classe e organizações da sociedade civil, ampliando o alcance das informações e incentivando a participação popular.
O vereador Manoel da Autoescola (PT), autor do Projeto de Lei, destacou que a proposta está alinhada ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, e busca despertar a reflexão sobre os impactos da alimentação no bem-estar da população. “O baixo consumo de alimentos naturais e o aumento do consumo de produtos industrializados têm contribuído para doenças como obesidade e diabetes. Promover debates e políticas alimentares é fundamental para prevenir problemas de saúde e melhorar a qualidade de vida de nossa comunidade”, justificou.