Câmara de Itabirito aprova, em redação final, auxílio para os atingidos pelas chuvas na cidade

por Comunicação — publicado 24/01/2022 11h55, última modificação 24/01/2022 15h34
Votação foi realizada nesta segunda-feira. Autógrafo de Lei foi entregue nas mãos do prefeito.
Câmara de Itabirito aprova, em redação final, auxílio para os atingidos pelas chuvas na cidade

Vereadores de Itabirito entregam Autógrafo de Lei nas mãos do prefeito, Orlando Caldeira. Foto: Comunicação

A Câmara Municipal de Itabirito aprovou nesta segunda-feira (24), às 10 horas, em redação final, o Projeto de Lei 03/2022,  que dispõe sobre a concessão de auxílios e benefícios fiscais aos núcleos familiares, profissionais liberais, empresários e comerciantes atingidos pelas fortes chuvas na cidade.

 

De autoria do Executivo, o projeto permite a concessão do auxílio financeiro no valor de R$  10 mil para os núcleos familiares e R$ 20 mil para cada estabelecimento comercial atingido. 

 

O PL também autoriza a Prefeitura a conceder a isenção e a remissão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), dos imóveis que tiveram, comprovadamente, danos graves em decorrência das chuvas e enchentes. O Serviço Autônomo de Saneamento e Abastecimento Básico (SAAE) também poderá isentar os atingidos do pagamento da fatura. 

 

As despesas com esses pagamentos serão efetuadas conforme os recursos orçamentários vigentes, podendo o poder Executivo abrir crédito especial e crédito adicional suplementar. 

 

Após a votação, o presidente da Câmara, Arnaldo dos Santos, acompanhado dos vereadores, foi ao gabinete do prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, e entregou o Autógrafo de Lei para sanção.