por Comunicação — publicado 24/05/2022 15h00, última modificação 24/05/2022 15h00
Projeto de Lei segue agora para 2ª votação na Câmara.

Câmara aprova criação do Programa de Incentivo à Doação de Leite Materno em Itabirito. Foto: Comunicação

Nesta segunda-feira (23), a Câmara Municipal de Itabirito aprovou, em 1ª discussão, a criação do Programa de Incentivo à Doação de Leite Materno: “Doe Leite Materno, Salve uma Vida”. De autoria do vereador Danilo Grilo (Cidadania), o projeto prevê a regulamentação, pela Secretaria Municipal de Saúde, de um Banco de Leite Materno no município.

O banco deverá atender aos critérios estabelecidos para doação na legislação vigente. Serão executadas as operações de coleta, seleção e classificação, processamento, controle clínico, controle de qualidade e distribuição para os recém-nascidos prematuros ou de baixo peso. O projeto também contempla a implementação de campanha publicitária para expor a necessidade da doação deste alimento tão importante.

O leite materno contém todos os nutrientes necessários para os recém-nascidos. Além disso, previne doenças respiratórias, de pele, entre outras. “O apoio adequado às mães e às famílias no processo de amamentação pode salvar a vida de muitos bebês. Doar leite materno é muito importante para os bebês, principalmente, para aqueles que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe”, comenta o vereador Danilo Grilo.

O Projeto de Lei agora segue para 2ª votação na Câmara de Itabirito.