Câmara aprova criação de colegiados nas escolas municipais de Itabirito

por Comunicação — publicado 11/11/2022 15h49, última modificação 11/11/2022 15h49
Objetivo do projeto é fomentar a participação da comunidade dentro das instituições de ensino.
Câmara aprova criação de colegiados nas escolas municipais de Itabirito

Divulgação

Os pais terão mais voz dentro das escolas municipais de Itabirito. Nesta semana, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei 153/2022, que dispõe sobre a criação de colegiados escolares nos estabelecimentos de ensino mantidos pelo poder público municipal.

De acordo com o projeto, os Colegiados Escolares exercerão funções consultivas, deliberativas e fiscalizadoras nas questões de ordem pedagógica e administrativa. Como isso, busca-se criar um ambiente mais democrático dentro da escola, respeitando o pluralismo de ideias, contribuindo para que o processo escolar seja mais eficiente.

Os colegiados serão formados pela comunidade escolar, assegurada a proporcionalidade de 50% para pais de alunos e 50% para membros do magistério e servidores da escola. O diretor será o presidente e, caso esteja impedido de exercer a função, poderá ser substituído pelo vice-diretor. A atividade não será remunerada.

Entre as funções do colegiado, estão:

-  definir as diretrizes, prioridades e metas de ação da escola para cada período letivo;

-  apreciar e deliberar sobre problemas de rendimento escolar dos alunos, indisciplina, frequência e outros;

-  convocar assembleias gerais da comunidade escolar ou dos seus segmentos.

O Projeto de Lei é de autoria do Executivo e já foi encaminhado para sanção ou veto do prefeito.