CAC de Itabirito bate recorde na emissão de carteiras de identidade em 2025

por Comunicação publicado 29/12/2025 18h35, última modificação 29/12/2025 18h37
Demanda levou a atendimento intensificado e mutirão; mais de 6 mil carteiras de identidade foram emitidas ao longo do ano.
CAC de Itabirito bate recorde na emissão de carteiras de identidade em 2025

Total geral em 2025 é de 6.173 carteiras de identidade emitidas. Foto - Câmara de Itabirito.

O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) Francisco Alves de Souza, em Itabirito, alcançou um marco histórico em 2025 ao registrar um recorde na emissão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN). Houve uma demanda considerada exorbitante ao longo do ano e exigiu trabalho intenso da equipe responsável pelo serviço.

 

Somente no atendimento direto do CAC, foram emitidas 4.745 CINs em 2025. Além disso, há ainda 105 documentos em fase de análise e 179 em impressão, que não constam no relatório oficial, mas que elevam o total de emissões realizadas diretamente no CAC para 5.029 identidades. Os atendimentos são realizados por três servidores credenciados pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio do Instituto de Identificação, que atuam como identificadores ad hoc em convênio com a Câmara Municipal de Itabirito.

 

O volume de emissões foi ampliado também por ações externas. Outros 1.144 documentos foram confeccionados durante mutirão promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais, em parceria com a Câmara Municipal de Itabirito (por meio do CAC), a Prefeitura de Itabirito e a Polícia Civil de Minas Gerais (Instituto de Identificação). Ou seja: o total geral em 2025 é de 6.173 carteiras de identidade emitidas.

 

A coordenadora do CAC, Rosanna Sousa, destaca que a antiga carteira de identidade segue válida até o ano de 2032, o que dispensa a necessidade de troca imediata para o novo modelo. “Casos específicos de urgência podem ser avaliados presencialmente no CAC, mediante apresentação de justificativa e declaração de prioridade”, explicou.

 

O presidente da Câmara Municipal de Itabirito, vereador Márcio Juninho (Cidadania), celebrou os números alcançados em 2025. Segundo ele, “o resultado demonstra o compromisso da Câmara em garantir acesso à documentação básica e promover cidadania à população itabiritense. Houve um grande esforço para que todos fossem atendidos. Inclusive, o mutirão foi realizado para que os cidadãos conseguissem agilizar suas carteiras de identidade, devido à alta demanda do CAC”.

 

Além do atendimento presencial, o CAC também disponibiliza o serviço domiciliar para pessoas acamadas. Nessa modalidade, familiares ou responsáveis legais podem agendar a coleta de digitais e a confecção da identidade diretamente na residência do solicitante. O agendamento deve ser feito presencialmente no CAC. 

 

As marcações são realizadas, geralmente, no início de cada mês e, com todo o trabalho executado, o CAC conseguiu reduzir significativamente a fila de espera. Atualmente, os agendamentos são feitos para um prazo máximo de até 30 dias.

 

O CAC Francisco Alves de Souza está localizado na Travessa Dona Cristina, no bairro Santa Efigênia, e segue empenhado em ampliar o alcance dos serviços de identificação, assegurando que cada vez mais moradores de Itabirito tenham acesso a seus direitos fundamentais.