Aprovado na Câmara o PL para criação do Centro Oncológico em Itabirito

por Comunicação publicado 19/04/2024 15h28, última modificação 19/04/2024 15h28
Proposta contempla tratamentos como radioterapia e quimioterapia, além de viabilizar convênios para garantir eficiência nos serviços.
Aprovado na Câmara o PL para criação do Centro Oncológico em Itabirito

Projeto visa oferecer cuidado integral e humanizado aos pacientes com câncer. Foto: divulgação

O Projeto de Lei (PL) nº 58/2024, que autoriza o Poder Executivo a criar o Centro Oncológico, foi aprovado em Redação Final, na última segunda-feira (15/04), durante a reunião da Câmara Municipal de Itabirito. Proposto pelo vereador Márcio Oliveira Juninho (Cidadania), o projeto visa oferecer um cuidado integral e humanizado aos pacientes que necessitam de tratamento de radioterapia, quimioterapia, entre outros.

De acordo com o PL, o Centro Oncológico será destinado ao atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e também de pacientes particulares. A instalação contará com uma estrutura completa, possibilitando a realização de consultas, exames, radioterapia, quimioterapia e acompanhamento psicológico em um único espaço.

Para garantir a qualidade e eficiência dos serviços prestados, o local será estruturado e equipado de acordo com as normas e padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Além disso, o Executivo Municipal está autorizado a celebrar convênios com empresas privadas e o SUS para viabilizar a execução desta Lei.

O vereador Juninho destacou a importância do Centro Oncológico para os pacientes de Itabirito. Segundo ele, “o paciente que necessitar, terá um atendimento direcionado, acelerando o processo para início do tratamento, assim aumentando o índice de cura, não sendo necessário também, o deslocamento dos pacientes para cidades próximas", justificou o vereador.

O PL agora aguarda a apreciação do Executivo Municipal para sanção ou veto.