Alunos da Escola “Vovozinha” visitam a Câmara Municipal de Itabirito

por Comunicação publicado 27/08/2025 17h10, última modificação 27/08/2025 17h17
Estudantes do 4º ano vivenciaram a prática do Legislativo Municipal.
Alunos da Escola “Vovozinha” visitam a Câmara Municipal de Itabirito

Estudantes visitam a Câmara de Itabirito. Foto: Comunicação

A Câmara Municipal de Itabirito recebeu, nesta quarta-feira (27/08), cerca de 30 alunos do 4º ano da Escola Ephigênia de Oliveira Batista, conhecida como “Vovozinha”. Além de conhecerem as instalações da sede, os estudantes participaram de atividades no Plenário da Casa Legislativa, vivenciando na prática o funcionamento do Poder Legislativo.


A visita integrou os estudos sobre os Três Poderes e possibilitou que as crianças conhecessem de perto o papel da Câmara, após já terem visitado o Executivo e o Judiciário. “A cidadania é muito importante e a gente ensinando a eles, desde novinhos, o processo como um todo faz com que eles se tornem cidadãos mais conscientes”, explicou a supervisora e diretora administrativa da escola, Juliana Batista de Oliveira.


O encontro foi viabilizado pela vereadora Rose da Saúde (PSB) e contou com explicações do presidente da Câmara, Márcio Juninho (Cidadania), além do apoio de servidores. “Trazer as crianças para conhecer a Câmara é fundamental para que eles entendam a responsabilidade e o papel de cada vereador. Eles são o nosso futuro”, afirmou Rose.


Ao final, os alunos participaram de uma simulação de eleição, escolhendo 15 vereadores e a Mesa Diretora. Heloísa Moreira Valadares, de 10 anos, foi eleita presidente da Câmara mirim. “Achei emocionante ser escolhida para presidente. Hoje eu aprendi muitas coisas novas e como o vereador é importante para cuidar e organizar a cidade”, disse a estudante. 

 

Encerrando a visita, o presidente da Câmara parabenizou os alunos pela participação. “A Câmara está sempre de portas abertas para receber os estudantes de Itabirito. É uma alegria ver nossas crianças conhecendo e valorizando a política”, concluiu Márcio Juninho.