Alunos da Apae visitam a Câmara de Itabirito

por Comunicação publicado 23/08/2023 15h47, última modificação 23/08/2023 15h47
Atividade faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.
Alunos da Apae visitam a Câmara de Itabirito

Alunso da Apae no Plenário da Câmara de Itabirito. Foto: Comunicação

Cerca de 30 alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) estiveram na Câmara de Itabirito nesta quarta-feira (23/08). Além de conhecer o Plenário, eles aprenderam um pouco sobre o funcionamento da Casa Legislativa e também sobre o papel dos vereadores.

A visita foi agendada via requerimento pelo vereador Max Fortes (DEM). A atividade faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. “O tema da semana é conectar e somar para construir inclusão. E para a gente poder construir, eles precisam conhecer esses espaços públicos”, comentou Danielle Luiza de Almeida, assistente social da Apae.

De acordo com a psicóloga da Apae, Priscila Maciel Motta, o objetivo deste ano é que os alunos conheçam os três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. “A ideia é que a gente consiga ocupar os espaços públicos e lutar pelos nossos direitos. Ainda há muitos locais inacessíveis”, comentou.

Muitos alunos estiveram na Câmara pela primeira vez. É o caso de Samuel Serafim, de 11 anos. O aluno, que tem dificuldade de locomoção, contou que o caminho da Apae até a Casa Legislativa apresenta várias dificuldades. “A cidade precisa de mais rampas e o calçamento das ruas precisa ser melhor”, disse.

Os alunos da Apae e os usuários do Centro Dia também  traçaram propostas de melhorias para Itabirito. O documento foi entregue por dois alunos, que são os representantes políticos da Apae, à diretora parlamentar, Beatriz Faria.

Dia Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

No dia 21 de agosto, foi celebrado o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. De acordo com a lei 2.934/2013, de autoria do vereador Max Fortes, as comemorações desta data visam o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas para promover a inclusão social dessas pessoas e para combater o preconceito e a discriminação.