Agendamento presencial para mutirão de emissão de carteiras de identidade em Itabirito começa nesta quarta-feira (10)

por Comunicação publicado 09/09/2025 15h55, última modificação 09/09/2025 15h55
O prazo para agendamentos vai até o dia 30 de setembro.
Agendamento presencial para mutirão de emissão de carteiras de identidade em Itabirito começa nesta quarta-feira (10)

Há uma previsão de emissão de cerca de 350 carteiras de identidade por dia. Foto - Divulgação.

A Defensoria Pública de Minas Gerais, em parceria com a Prefeitura de Itabirito, Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do Instituto de Identificação, e a Câmara de Itabirito, promoverá um mutirão para emissão de carteiras de identidade nos dias 08, 09 e 10 de outubro, das 8h às 17h, em Itabirito. 

 

Há uma previsão de emissão de cerca de 350 carteiras de identidade por dia, totalizando 1.050 documentos ao longo dos três dias de ação.

 

Antes do mutirão, será necessário realizar o agendamento presencial. O período para marcações vai de 10 a 30 de setembro, nos seguintes locais e horários:

 

  • CAC Itabirito – Travessa Dona Cristina (atrás do Farid Home Center), bairro Santa Efigênia – de 7h às 18h.

 

  • Procuradoria Jurídica Consultiva – Avenida Queiroz Júnior, 635, bairro Praia (sede da Prefeitura) – de 14h às 18h.

 

Em tempo, vale destacar que não haverá agendamento por telefone. O procedimento deverá ser feito exclusivamente de forma presencial.

 

Para agendar a emissão da carteira de identidade, é preciso apresentar os documentos originais sem rasura, legíveis e em bom estado de conservação:

 

- Solteiros: CPF e Certidão de nascimento.

- Casados: CPF e Certidão de casamento.

- Separados judicialmente/divorciados: CPF e Certidão de casamento com averbação.

- Viúvos: CPF e Certidão de casamento.

 

Devem apresentar também:

- 1 foto 3x4 recente, colorida, com fundo branco, boca fechada e sem adereços.

- Comprovante de endereço.

 

Menores de 16 anos: presença obrigatória do pai, mãe ou responsável legal(com guarda), que deverá apresentar documento com foto, RG e CPF.

 

Para 2ª via: Documento de Arrecadação Estadual (DAE) pago ou declaração de hipossuficiência emitida pelo Cras ou serviço equivalente.

 

A novidade é que o mutirão também fará a emissão de carteiras infantis, com a obrigatoriedade de foto 3x4.

 

A 1ª via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita. Demais vias: R$ 110,62, com pagamento do DAE realizado até 48h antes do atendimento. O comprovante deve ser apresentado impresso. O DAE pode ser emitido no site da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais: https://daeonline1.fazenda.mg.gov.br/daeonline/executeEmissaoDocumentoArrecadacaoCarteiraIdentidade.action.