Resumão da fala dos vereadores de Itabirito na reunião do dia 12

por Comunicação publicado 20/11/2018 17h41, última modificação 20/11/2018 17h41
Resumão da fala dos vereadores de Itabirito na reunião do dia 12

Vereadora é observada por colegas durante fala. Foto: Câmara

.
Da parte da oposição, respostas às falas do prefeito Alex Salvador (PSD) durante entrevista a um site de notícia de Itabirito. Já a situação defendeu o chefe do Executivo.
.
Esse foi o principal assunto da reunião ordinária da Câmara de vereadores de Itabirito na segunda (12).
.
Leia o que disseram os edis:
.
LÉO DO SOCIAL (PRP)
.
O vereador de oposição citou a entrevista dada pelo prefeito a um site de notícia itabiritense (Sou Notícia). O assunto foram as obras no Canil Municipal. Para o vereador, houve falta de postura por parte de Alex Salvador. Chegou a chamar o prefeito de “irônico” e “despreparado”.
.
Ele disse que as obras no canil foram promessas de campanha do então candidato Alex e que ele, como prefeito, deveria respeitar o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado entre Ministério Público e Prefeitura para reforma do canil.
.
Segundo o vereador, os prazos do TAC não estão sendo respeitados.
.
De acordo com Léo, há carências de servidores no canil, não há também telefone fixo nem sequer internet.
.
RICARDO OLIVEIRA (PPS)
.
O vereador Ricardo, também de oposição, pediu explicações a respeito de um veículo da Prefeitura que pegou fogo por causa de uma pane elétrica. Comparou o fato a um caminhão, também do Município, que teve partes furtadas.
.
Falou sobre atrasos de pagamento para a empresa Coopertur, que ganhou licitação da Prefeitura para transporte escolar.
.
Explanou a respeito de um caminhoneiro que prestou serviço para o Município, mas não recebeu pelo trabalho. “Falta de respeito”, disse o vereador.
.
Cobrou empenho da Prefeitura nas obras paliativas na MG-30 (estrada que vai para o Marzagão). Os moradores que usam a rodovia sofrem em épocas de chuva e seca, uma vez que há excesso de poeira ou barro dependendo da época. Segundo o vereador tais medidas foram possíveis depois que houve autorização do Estado (isso porque a estrada é estadual).
.
O vereador fez um requerimento cobrando do Município o cumprimento do Plano de Cargos e Carreira para Servidores da Educação. Reivindicou também o “retorno” do vale transporte e o reajuste no vale alimentação dos funcionários da Prefeitura.
.
Explanou sobre a reportagem do MGTV a respeito da Rua Gianete, na região do São José, que está sem pavimentação. E disse que a vinda do prefeito à Câmara (na segunda 19) será uma oportunidade para questionamentos. Fez questionamentos também a respeito dos alugueis pagos em Itabirito pela Prefeitura, uma vez que (segundo o vereador) há edificações municipais ociosas.
.
MAX FORTES (PSB)
.
A respeito das posturas aguerridas da oposição em crítica à atual administração da Prefeitura, o vereador Max, que é de situação, disse: “Aqui nesta Casa sempre prevaleceu o interesse público. Contudo, na atual legislatura, tenho minhas dúvidas. Pra mim, outros interesses se sobrepõem ao público”.
.
A fala do vereador tem a ver com as críticas oposicionistas contra a atual administração. Para a situação, a oposição está criando um clima de campanha eleitoral em vista à próxima eleição municipal.
.
Ele disse que a oposição critica, por exemplo, os aluguéis pagos pela Prefeitura, mas essa mesma oposição foi contrária à obra na antiga “Fábrica Velha”, que, depois de pronta, servirá como sede para diversas repartições públicas municipais.
.
Criticou o sistema de parquímetro e disse que mudanças serão feitas. Defendeu a Saúde de Itabirito. E disse que as medidas no MG-30 já estão sendo feitas pela Prefeitura.
.
ROSE DA SAÚDE (PHS)
.
Criticou veementemente os serviços públicos de ortopedia feitos em Ouro Preto. Serviços esses que atendem à região (inclusive, Itabirito).
.
Criticou as taxas cobradas no Cemitério Parque da Esperança (cemitério público): “A gente paga para nascer, viver e morrer”, reclamou a edil.
.
Explanou a respeito da quantidade de pombos que há na área da caixa d’água do Centro de Especialidades Médicas de Itabirito.
.
Sem citar nome, reclamou a respeito de uma servidora concursada que se recusou a procurar uma guia de um paciente em uma repartição da área de Saúde em Itabirito.
.
Opinou a respeito do perigo que são as fechaduras de ficam acima das calçadas em frente a comércios que, em outras épocas, precisaram colocar placas de aço na porta dos estabelecimentos para evitar que a água da enchente entre. Tais fechaduras (ou ganchos, como disse a vereadora) são para segurar tais placas, que para a vereadora, hoje, são desnecessárias.
.
ARNALDO (MDB)
.
O vereador lamentou os boatos que anunciaram a suposta morte do ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Ricardo Francisco.
.
Criticou severamente o sistema de parquímetros em Itabirito. É difícil saber o que é competência da empresa (que venceu a licitação) e o que é competência da Prefeitura”, disse Arnaldo.
.
“Tinha de acabar com isso”, disse Arnaldo, referindo-se ao sistema de parquímetros.
.
Para o vereador, que é de situação, a oposição está em campanha política para 2020. “Não tem ninguém aqui que pode bater no peito e dizer: ‘eu sou o novo’ (...). Vamos baixar a bola!”, opinou o edil.
.
Reclamou das palavras escolhidas pela oposição para avaliar o prefeito Alex Salvador. “Não sou obrigado a ouvir isso”, disse Arnaldo.
.
O vereador anunciou que foi ao canil juntamente com o edil Geraldo Mendanha e com o prefeito Alex Salvador para que eles possam tomar conhecimentos das pendências e dos trabalhos que estão sendo feitos no local. Segundo o vereador, a empresa que ganhou a licitação é enrolada e a Prefeitura está tomando medidas judicialmente cabíveis. Contudo, Arnaldo enfatizou que “as coisas vão acontecer” referindo-se que as obras no canil serão feitas.
.
O vereador ainda falou a respeito do não repasse de verbas para cidades mineiras, inclusive Itabirito. “Estamos há cinco meses sem receber o Fundeb (recursos federais para a Educação vindos do Governo Federal). “Dos 19 milhões de reais que a Prefeitura arrecada, 10 milhões (de reais) são para pagamento de servidores municipais. Nos não vivemos na cidade dos sonhos”, disse ele referindo-se à opinião da oposição itabiritense que defende a existência de muitos recursos para as ações da Prefeitura.
.
RENÊ BUTÊKUS
.
Segundo o vereador, a oposição deu um “showmício” na reunião do dia 12. Para o edil, que é líder do governo na Câmara, os oposicionistas “apontam o dedo, mas não apresentam a solução”.
.
“A oposição questiona onde estão as 36 empresas que o prefeito prometeu, mas eu estava na Mascarenhas (nova empreiteira da Vale) pedindo emprego para o povo de Itabirito”, garantiu o vereador.
.
Segundo Renê, os que atacam a Prefeitura na área da saúde nunca apresentaram um Projeto de Lei beneficiando a pasta.
.
Citou as quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) construídas pelo atual grupo da Prefeitura. E citou também a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que foi concluída pelo governo de Alex Salvador. “Aceita que dói menos”, ironizou Renê.
.
O vereador cumprimentou o “Terço dos Homens” pelos 10 anos de existência na Paróquia de São Sebastião. E cumprimentou também a “Denilson” pelo evento de motocross promovido por ele. “Foi maravilhoso”, disse o vereador.
.
Em resposta à vereadora Rose e ao vereador Léo, Renê falou de um paciente que faz uso de uma bolsa de colostomia e que está numa peleja com o sistema público de saúde para tentar resolver o problema. Segundo o edil, o assunto saiu da esfera municipal e está, atualmente, na estadual. “Tem de levar na Justiça”, disse o líder do prefeito.
.
Falou que o piso da Pista de Skate (pista essa que está em reforma pela Prefeitura) foi pichado por ação de vândalos. “A população também tem de fazer a parte dela”, afirmou Renê.
.
Segundo o vereador, a pista será entregue à população em 25 de novembro.
.
ATILA TILA DO SOCIAL (PMN)
.
O vereador lembrou do Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro). Falou de prevenção e cuidados. E salientou que ele e o vereador Arnaldo sofrem da doença.
.
Afirmou que conseguiu para Itabirito a “Caravana da Juventude Negra”, que ofereceu cursos gratuitos na Praça da Estação.
.
Tila também cumprimentou o “Terço dos Homens” pelos 10 anos de existência.
.
GERALDO MENDANHA (PSD)
.
Explanou a respeito do aniversário de 10 anos do “Terço dos Homens”.
.
Para Geraldo, a oposição está em campanha para as Eleições de 2020. Disse que essa campanha não tem sentido. “Isso porque a gente nem sabe se estará vivo”, afirmou
.
O vereador defendeu a qualidade da Saúde em Itabirito. Segundo ele, uma referência na região.
.
Ele também questionou àqueles que abandonam seus animais, principalmente, nas proximidades do canil no Córrego do Bação.
.
DR. EDSON (PRB)
.
Parabenizou o PRB (Partido Republicano Brasileiro) pela implantação de uma faculdade. “A princípio será somente curso presencial, depois haverá a modalidade a distância.
.
“A ideia não é doutrinar, mas sim criar um senso crítico para que a população possa fazer suas escolhas”, disse o vereador.
.
O edil afirmou que conversará com o prefeito a respeito da possibilidade de serem feitas melhorias na Rua Domingos Michel, conhecida como Favelinha, no bairro Praia.
.
PRESIDENTE RODRIGO DO PORCO (PSD)
.
O vereador presidente elogiou a postura do repórter Pastor Anderson na condução na entrevista com o prefeito Alex Salvador.
.
E salientou que, diferentemente do Pastor, há jornalista em Itabirito extremamente partidário que, em seus textos, faz o tempo todo campanha para um determinado suposto candidato a prefeito.
.
“Graças a Deus, o povo não é bobo”, disse o presidente referindo-se ao fato de que a população não cairá na lábia desse profissional do jornalismo que Rodrigo do Porco não citou o nome.

Mattuth
Mattuth disse:
18/01/2020 03h43
Mail Order Progesterone No Script Needed Amex Accepted <a href=http://cialibuy.com>Cialis</a> Vendo Kamagra Tenerife Propecia Libido Impotence Cyproheptadine No Prescription
Lestilk
Lestilk disse:
20/01/2020 23h43
Online Apotheke Viagra 25mg http://cialibuy.com - Cialis Generic Clobetasol Delivered On Saturday In Australia <a href=http://cialibuy.com>Cialis</a> Dental Antibiotic Amoxicillin Protection
KelCoiC
KelCoiC disse:
25/01/2020 15h35
Does Amoxicillin Work On Dogs http://cialibuy.com - Buy Cialis Overdose Amoxicillin <a href=http://cialibuy.com>Cialis</a> Cialis Valencia
StevGapy
StevGapy disse:
04/02/2020 16h20
Correos Kamagra http://cheapcialisir.com - Cialis Galvus <a href=http://cheapcialisir.com>Buy Cialis</a> Does Amoxicillin Ever Expire
StevGapy
StevGapy disse:
03/03/2020 20h36
Zithromax At Cvs https://buyciallisonline.com/# - Buy Cialis Kamagra And Viagra <a href=https://buyciallisonline.com/#>Buy Cialis</a> Discount Cheapeast Cod Bentyl Medicine Online Shop With Free Shipping
Comentários foram desativados.