Em Sessão Ordinária, presidente Zé Maria e Rocha do PT fazem pronunciamento público a respeito da situação de seus mandatos.

por Comunicação publicado 22/03/2017 15h35, última modificação 22/03/2017 17h45

Aconteceu na última segunda feira (20/03) a sexta Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Itabirito. O vereador Arnaldo, chamou atenção para a Reforma da Previdência Social, segundo ele "Nós temos que nos posicionar a respeito dessa Reforma da Previdência. Nós temos que tocar nesse ponto, temos que chamar os Deputados Federais e abrir o microfone da câmara para eles falarem sobre isso. Então o que esses candidatos estão pensando? De 53 Deputados Federais de Minas, 35 já se posicionaram contrários a essa votação. Se cada vereador nos quatro cantos desse país apertar o seu Deputado Federal, essa reforma pode melhorar. Que precisa, precisa! Mas é um absurdo o jeito que ela está sendo colocada".

Arnaldo aproveitou para prestar respeito e solidariedade aos colegas “Zé Maria” e “Rocha do PT” que, atualmente, enfrentam processo junto ao TRE, devido a erro contábil na prestação de contas. Zé Maria se pronunciou sobre o assunto afirmando que "Não fiz nada errado, foi um erro que a pessoa responsável pela prestação de contas cometeu. O mais importante disso tudo é que se eu tiver que pagar por isso, vou ser o mesmo Zé Maria a partir de amanhã, vou ajudar o povo a mesma coisa... vim de uma região muito pobre que é o Vale do Jequitinhonha, me sinto bem em ajudar as pessoas".

Em relação às críticas que recebeu nas redes sociais, o presidente da câmara achou importante esclarecer que "tem uns candidatos aí que não ganharam e ficam indo para as redes sociais falando mal. Tem um aí que pode 'comprar o terno', mas vai demorar um pouquinho pra chegar aqui, porque não é fácil você conquistar uma cadeira aqui nessa casa não. A pessoa fala 'ah vou ser vereador', mas pode ser candidata cinquenta vezes que não vai ganhar, porque só sabe falar mal dos outros, não tem serviço prestados nenhum pela comunidade... Então as pessoas que estão aqui, os treze vereadores, é porque mereceu o voto e a confiança de todos os eleitores que votaram neles".

A respeito da possibilidade de cassação, especificamente, Zé Maria demonstrou uma postura positiva, apesar de haverem pessoas que tentam impedir seu mandato "é digno expressar, nem é a indignação não, mas é como essas pessoas só pensam em maldade. Para mim não adianta pensar em maldade e falar mal, para minha vida tudo continua normal. Então nós vamos trabalhar mais quatro anos e realmente para ajudar a população".

Em sua defesa, Rocha do PT esclareceu "Eu fiz uma opção pelo silêncio, acho que os atos vão falar por si e a justiça vai ser feita. Houve um erro contábil, é fato. Está nos autos, os advogados já tomaram as devidas providências, e nós somos pessoas de mãos limpas, de caráter, de personalidade, de uma história e de uma trajetória que ninguém vai tirar da gente. Tanto no meu caso quanto no seu (Zé Maria) é um prazer estar no parlamento, mas não é a nossa última opção. Você tem seu negócio, é um empresário bem sucedido, eu sou concursado, no Estado e na Prefeitura, sou professor, tenho berço, tenho família. Então a tempestade vai passar".

Na matéria do dia, foram enviados para votação e discussão e para suas devidas comissões o Projetos de Lei nº 10/2017 que incluí dispositivos da Lei Municipal nº 3182 de 30 de junho de 2016 que dispõe das Diretrizes de Elaboração da Lei Orçamentária de 2017 de autoria do Poder Executivo e Projeto de Leinº 11/2017 que altera o plano de cargo PCV dos servidores municipais e Itabirito na lei de n° 3008 de 22 de maio de 2014 com alterações posteriores também de autoria do Poder Executivo..